CASE DE SUCESSO

Do campo ao produto acabado: eficiência em toda a cadeia Frysk

Com o projeto Vysão 360, a WeSail ajudou a redesenhar processos e implantar uma nova cultura de planejamento orientada por dados, mais estratégica, elevando eficiência e produtividade da planta.

SAIBA MAIS

Processos e Lógica de Planejamento

Abandonamos o modelo antigo e implementamos uma nova lógica de programação "das pontas para o centro". O planejamento passou a ser construído a partir das restrições reais da colheita e das necessidades do envase, garantindo uma sincronia muito maior entre as áreas e um fluxo de produção mais inteligente e otimizado.

Governança e Rituais de Gestão

Criamos e implementamos uma nova governança com rituais diários, semanais e mensais, que foram rapidamente incorporados à rotina do time. Essa mudança foi fundamental para a virada de cultura, aumentando a visibilidade da cadeia e a capacidade de antecipação de problemas.


Operação Assistida

Diferente do modelo tradicional de consultoria evitamos longas horas de diagnóstico e desenhos teóricos e construímos a solução a partir da operação do dia a dia. A WeSail liderou a implementação do processo diretamente com a equipe de planejamento da Frysk, acelerando os ajustes necessários e treinando o time nas rotinas reais. O resultado foi um processo ajustado à realidade e uma equipe pronta para assumir o controle.

Ferramentas e Indicadores

Desenvolvemos e entregamos uma nova ferramenta para o planejamento, que viabilizou a execução do novo processo. Além disso, elaboramos um painel de gestão 360° para dar visibilidade completa da performance da operação, com KPIs que vão do OEE das linhas ao custo por litro produzido.

Estrutura e Pessoas

Redesenhamos a estrutura da área de Planejamento, definindo papéis e responsabilidades para que o time tivesse mais foco nas atividades estratégicas. Fomos além, apoiando ativamente na seleção do novo gerente da área para garantir a liderança e a autonomia do time após o fim do projeto.

WeSail & Frysk

Em meio à retomada de crescimento de vendas e aumento dos volumes de produção, a Frysk precisava repensar toda sua lógica de planejamento e gestão de operações para garantir maior eficiência e produtividade na sua planta em Conde (BA).

Foi preciso um mergulho profundo na operação e mapeamento de todos os gargalos, do campo ao produto acabado, para que juntos fosse possível criar uma nova cultura de planejamento, baseada na sincronização e balanceamento das etapas da cadeia, monitoramento dos indicadores corretos e criação de uma nova governança capaz de antecipar problemas e evitar perdas de produtividade por falhas de planejamento com viradas não programadas, falta de matéria-prima, etc.

Trabalhamos lado a lado com o time da Frysk, em sua fábrica em Conde – Bahia, para mergulhar na operação, entender as causas-raiz dos problemas e construir, a muitas mãos, uma solução que não apenas otimizasse os processos, mas que criasse uma nova cultura de gestão orientada por dados e com rituais sólidos.

Atuamos em um modelo de Desenho e Operação Assistida, com um de nossos sócios pessoalmente imerso no dia a dia da fábrica para liderar o projeto. O “projeto Vysão 360″ reformulou e implementou novos  pilares do planejamento, desde a lógica de programação até a estrutura do time.

O resultado foi uma operação mais alinhada, ágil e com uma cultura preparada para o futuro.

~75%

Redução do tempo gasto para o replanejamento diário da produção, que caiu de 4 horas para aproximadamente 1 hora com a nova ferramenta.

Visibilidade ampla e profunda da performance do site

através do novo painel de indicadores, permitindo diagnóstico rápido, antecipação de problemas e tomada de decisão assertiva.

100%

Governança implementada, com os novos processos de planejamento Mensal, Semanal e Diário desenhados, pilotados e com hand-over completo para o time da Frysk.

Time estruturado e autônomo

com uma nova organização de cargos e responsabilidades e uma liderança selecionada para dar continuidade ao legado do projeto, a governança seguiu rodando sem rupturas, mesmo após nossa saída.