Otimização de Sortimento


As definições e escolhas sobre o sortimento são a imagem que o varejo passa para o consumidor final e precisam endereçar/atender as necessidades do seu público alvo.

Frequentemente varejistas tomam decisões sobre o sortimento motivados por pressões dos fornecedores, verbas de curto prazo, relação com a indústria e desconsideram o impacto disso na experiência da sua base de clientes, prejudicando sua jornada de compra.

Além disso, a falta de análises mais holísticas antes da listagem ou de-listagem de produtos pode intensificar problemas de giro e desbalanceamento de estoques.

A abordagem de sortimento objetiva maximizar o desempenho do sortimento por meio de uma análise detalhada de categorias e SKUs, baseada em KPIs como GMROI, margem, estoques, vendas por metro linear, e etc.

Como atuamos para Otimizar o Sortimento de nossos clientes?

O processo inclui a revisão dos papéis das categorias conectadas ao posicionamento do varejo e público-alvo, a avaliação de desempenho dos SKUs, e recomendações para listagem e de-listagem.

Junto ao time do cliente, desenvolvemos ferramentas para integrar dados de fontes como Scanntech, Nielsen e Close-Up, analisando sob as óticas do mercado e das operações internas para garantir que o mix de produtos esteja alinhado às demandas do consumidor e à estratégia comercial da empresa.

Além de otimizar o mix atual, desenvolvemos um método analítico robusto e uma ferramenta personalizada que capacita sua empresa a tomar decisões de sortimento de forma contínua.

Essa solução permite que decisões futuras sejam baseadas em KPIs e premissas claramente definidas, garantindo eficiência e foco em resultados. Atuamos lado a lado com os gestores de categorias para implementar as mudanças, elevando a competitividade das categorias e melhorando a experiência de compra.

CONTATO

Conte seu desafio para nós!

contato@wesail.com.br