Gestão de Joint Business Plans
Um dos maiores desafios nas áreas comerciais da indústria é a negociação e gestão dos JBPs com o varejo. Alguns dos desafios mais comuns que prejudicam o estabelecimento de planos conjuntos que gerem tanto retorno sobre os investimentos da indústria quanto crescimento e rentabilidade para o varejo são:
- Lacunas na estratégia e política comercial;
- Diferentes origens de investimentos no varejo (comercial, marketing, trade, logística, retail media…) que dificultam uma gestão de investimentos consolidada;
- Dificuldade de apuração e acompanhamento de metas compartilhadas;
- Problemas de atendimento e nível de serviço.
A WeSail atua suportando indústrias na construção e gestão de JBPs com os varejos, considerando aspectos relevantes para a geração de confiança e engajamento do canal, mas que permitam maior eficiência, controle e atingimento de resultados do lado da indústria.
A metodologia de Gestão de JBPs WeSail considera alguns elementos centrais:
- Construção de Confiança e Alinhamento de Metas: Facilitamos discussões abertas entre a indústria e o varejo para estabelecer metas que sejam ao mesmo tempo audaciosas e alcançáveis, promovendo um entendimento mútuo.
- Otimização de Investimentos: Auxiliamos no desenho de um sistema de controle integral de todos os investimentos feitos no varejo, garantindo uma gestão inteligente e transparente sobre onde e como os recursos são aplicados.
- Condicionamento a Indicadores Estratégicos: Atrelamos os investimentos a objetivos mensuráveis, como aumento de share de sell out e giro de produtos, evitando transferências de verba sem contrapartida.
- Gestão Estratégica de JBPs: Suportamos a equipe comercial no monitoramento do desempenho dos JBPs, avaliando o retorno sobre os investimentos e implementando ações corretivas para parceiros que não atendem às expectativas.
- Simplicidade e Eficácia: Evita metas complexas e desafios que interfiram nas dinâmicas diárias do varejo. Acompanhar o progresso deve ser simples para evitar o abandono do programa.
- Engajamento Contínuo: Estabelecemos mecanismos de premiação constantes ao longo do ano para manter o interesse e a motivação do varejo. Evitamos grandes prêmios anuais e mecânicas complexas de apuração que geram desengajamento.
- Avaliação Periódica e Renegociação de Investimentos: Definimos métricas que permitam comparar os retornos entre varejos e alimentar as rodadas de renegociação de investimentos (verbas comerciais, trade, retail media, descontos logísticos, etc.)