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Processo de Gestão Promocional

Em realidades complexas como a do varejo brasileiro, no qual a dinâmica de consumo é muito impulsionada por estratégias high-low, campanhas promocionais bem planejadas e executadas são um diferencial essencial para a atração de clientes e impulsionamento das vendas.

Um bom processo de Gestão Promocional, no entanto, traz desafios para o dia à dia do varejo:

  • (1) Antecipação de planejamento para garantir boas negociações e abastecimento otimizado para cada sazonalidade,
  • (2) Coordenação e organização de diferentes áreas,
  • (3) Personalização e mecânicas promocionais para atender consumidores cada vez mais exigentes e por fim,
  • (4) Medição e comprovação dos retornos sobre as campanhas para suportar a negociação de investimentos com as indústrias.

Se menosprezados, estes desafios frequentemente levam à uma execução falha do processo promocional, gerando rupturas no abastecimento das lojas, atrito com clientes e fornecedores e perda de margem e rentabilidade.

A WeSail reconstrói o processo de Gestão Promocional garantindo as conexões necessárias entre as áreas  ao mesmo tempo que repensa a segmentação de clientes, estratégias e mecânicas promocionais.

METODOLOGIA WESAIL DE GESTÃO PROMOCIONAL

1. Segmentação de Clientes e Estratégia promocional

  • Segmentação da base de clientes
  • Revisão da estratégia (price index promocional, categorias, mecânicas e regras) para cada segmento

2. Planejamento e Calendários (Curto, médio e longo prazo)

  • Calendário anual para definição das grandes janelas promocionais e sazonalidades.
  • Definição antecipada de calendário de negociação de verbas promocionais com fornecedores.
  • Planejamento trimestral para acompanhamento de negociações e decisões táticas.
  • Alinhamento com estratégias promocionais da indústria, JBPs e calendários promocionais dos fornecedores.
  • Definição de itens e preços para promoções do mês.
  • Integração com as áreas de marketing, CRM, abastecimento e finanças.

3. Execução e governança promocional diária:

  • Monitoramento de vendas, margens e ajustes em tempo real.
  • Reação rápida a mudanças no mercado com estratégias de guerrilha/proteção

4. Promo Pricing

  • Monitoramento de preços de mercado (promocionais)
  • Aplicação das margens mínimas de campanha e index promocionais

5. Promo Post Mortem

  • Análise de resultados e retorno das campanhas
  • Organização dos dados e reports para indústrias

6. Tech e Ferramentas:

  • Ferramenta promo para suportar o fluxo de processo, controle de prazos e papéis.
  • Uso de dados/ferramentas e técnicas de analytics para criar campanhas promocionais direcionadas por segmentação e personas.
  • Simulações de volume e financeiras para decisões de abastecimento e rentabilidade das ações.
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