Gestão de Joint Business Plans


Um dos maiores desafios nas áreas comerciais da indústria é a negociação e gestão dos JBPs com o varejo. Alguns dos desafios mais comuns que prejudicam o estabelecimento de planos conjuntos que gerem tanto retorno sobre os investimentos da indústria quanto crescimento e rentabilidade para o varejo são:

  1. Lacunas na estratégia e política comercial;
  2. Diferentes origens de investimentos no varejo (comercial, marketing, trade, logística, retail media…) que dificultam uma gestão de investimentos consolidada;
  3. Dificuldade de apuração e acompanhamento de metas compartilhadas;
  4. Problemas de atendimento e nível de serviço.

A WeSail atua suportando indústrias na construção e gestão de JBPs com os varejos, considerando aspectos relevantes para a geração de confiança e engajamento do canal, mas que permitam maior eficiência, controle e atingimento de resultados do lado da indústria.

A metodologia de Gestão de JBPs WeSail considera alguns elementos centrais:

  1. Construção de Confiança e Alinhamento de Metas: Facilitamos discussões abertas entre a indústria e o varejo para estabelecer metas que sejam ao mesmo tempo audaciosas e alcançáveis, promovendo um entendimento mútuo.
  2. Otimização de Investimentos: Auxiliamos no desenho de um sistema de controle integral de todos os investimentos feitos no varejo, garantindo uma gestão inteligente e transparente sobre onde e como os recursos são aplicados.
  3. Condicionamento a Indicadores Estratégicos: Atrelamos os investimentos a objetivos mensuráveis, como aumento de share de sell out e giro de produtos, evitando transferências de verba sem contrapartida.
  4. Gestão Estratégica de JBPs: Suportamos a equipe comercial no monitoramento do desempenho dos JBPs, avaliando o retorno sobre os investimentos e implementando ações corretivas para parceiros que não atendem às expectativas.
  5. Simplicidade e Eficácia: Evita metas complexas e desafios que interfiram nas dinâmicas diárias do varejo. Acompanhar o progresso deve ser simples para evitar o abandono do programa.
  6. Engajamento Contínuo: Estabelecemos mecanismos de premiação constantes ao longo do ano para manter o interesse e a motivação do varejo. Evitamos grandes prêmios anuais e mecânicas complexas de apuração que geram desengajamento.
  7. Avaliação Periódica e Renegociação de Investimentos: Definimos métricas que permitam comparar os retornos entre varejos e alimentar as rodadas de renegociação de investimentos (verbas comerciais, trade, retail media, descontos logísticos, etc.)
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